16/07/2010

Dining Experience – Fifteen London

15 Westland Place
N1 7LP London, UK
Old Street Tube Station

Sempre tive curiosidade de conhecer o restaurante do famoso Jamie em Londres. Fui a primeira vez em Janeiro de 2008 e novamente em Dezembro de 2009.


Foto Clicrbs

O Fifteen funciona como uma escola de chefs para jovens, muito deles que não têm experiência e mesmo não sabem o que querem fazer da vida. No Fifteen o Jamie dá uma chance para que eles aprendam um novo trabalho e tenham mais chances de conseguir um emprego. Muitos dos jovens que fizeram a escola do Fifteen ocupam posições em cozinhas de chefes renomados no mundo. O primeiro Fifteen abriu em Londres e hoje já possuem “filiais” em Amsterdam, Melbourne e Cornwall.

O restaurante é divido em dois andares, no térreo fica a Tratoria e no basement fica o Dining Room. A Tratatoria é mais simples e relaxed, está aberto para todas as refeições do dia e com cardápio de inspiração totalmente italiana.

O Dining Room tem um estilo retro, decorado com grandes espelhos venezianos, e a cozinha que tem uma janela de vidro e dá para ver o pessoal da cozinha trabalhando. No DR tem um set menu para o almoço e para o jantar.
Com tudo isto anotado e sabendo da upcoming trip to London com a family, fiz a reserva para um jantar no DR, o que é necessário, como todos os bons restaurantes ingleses.

Na chegada, fomos muito bem recebidos pela hostess que nos indicou o caminho para nossa mesa. O serviço é feito por um único garçom, que se apresenta no início do atendimento e, no nosso caso, foi super solicito e gentil. Um exemplo da gentileza deles é que quando uma pessoa da mesa se levanta para ir ao toilette, o garçom vem à mesa para dobrar o guardanapo.
Bem, indo ao que interessa, o menu do jantar é composto de 5 courses, um couvert, uma entrada, uma massa, um prato principal, sobremesa e café. Também é possível pedir a degustação de vinhos que harmonize com os pratos do menu.

O menu muda conforme a época do ano, pois são apenas usados ingredientes frescos, portanto, não necessariamente o que comi estará disponível em determinas épocas do ano.

Nas duas visitas ao DR de Londres foi servido no couvert uma focaccia quentinho, mix azeitonas (tinha um tipo de azeitona verde gigante e deliciosa), salame artesanal e azeite.


Foto do blog Cookies

De entrada pedimos siri de Devon e carpaccio, ambos muito saborosos. De massa, da primeira vez pedi um nhoque com cogumelos – ressalto que antes do Jamie Oliver eu não comia nhoque, achava horrível, grudento, etc e hoje sou fã – e da segunda vez nhoque com ragú, também muito gostoso, mas confesso que o primeiro estava melhor.

De prato principal pedi (das duas vezes) o cordeiro com verduras. Tudo é tão gostoso, um sabor tão divino que não dá nem para descrever em humildes palavras. Não tem nada de snobish na comida, são os ingredientes frescos com o sabor ressaltado.

Na primeira vez pedi a panna cotta de sobremesa, outro que virou um dos meus doces favoritos, com calda de framboesas. A textura da panna cotta estava incrível. O DR é super recomendado!

A próxima visita será ao Jamie’s Italian em Bath! Quem sabe desta vez eu tiro fotos!

10/07/2010

Lovely Experience - Pancakes

Another lovely recipe, taken from the River Cottage cook book we got as a Xstmas gift from our lovely uncle. Husband made it for a Sunday breakfast treat!









Ingredients
Makes about 16:

250g plain white or fine wholemeal flour
A pinch of sea salt
Two medium eggs, lightly beaten
About 600ml of whole milk.
A little sunflower oil

To serve:

Caster sugar and a squeeze of lemon juice. (However, I do love it with Golden Syrup or Maple Syrup hummm)

Directions

Sift the flour and salt into a bowl and make a well in the centre.

Pour in the eggs, add about 50ml of the milk and start to whisk, gradually incorporating the flour into the wet ingredients in the centre.

When you have a thick batter forming in the middle, add a bit more milk and whisk in a bit more flour.

Keep going in this way until all the milk has been added, all the flour has been incorporated, and you have a smooth batter - about the consistency of single cream.

Now let it rest for 30 minutes, and if it is has thickened up a bit, add a dash more milk to bring it back to the right consistency.

To cook the pancakes, heat a non-stick frying pan or crepe pan over a medium heat. 

When it’s hot, swirl a tablespoon of oil around the pan, then tip out the excess.

Add a small ladelful (around 50ml) of batter, just enough to cover the base of the pan and swirl it around until it covers the base.

Cook for a minute or so, until lightly cooked underneath, then flip over and cook for a minute more.

Voilá!



15/06/2010

Dining Experience – The Hoste Arms

The Hoste Arms, The Green, Burnham Market, Norfolk PE31 8HD
T +44 01328 738777

Seguindo a recomendação da minha tia e primas, fomos passar um dia em Burnham Market (costa de North Norfolk).



Burnham Market é um lugar super tradicional inglês, assim como Holt, todos vestidos em seus Barbour jackets e Hunter boots, e atualmente conhecido pelos londrinos como Chelsea on sea (uma referência ao elegante bairro londrino).



Como recomendado, reservamos uma mesa no restaurante do hotel The Hoste Arms, um dos hotéis mais chiques do vilarejo. A construção é do século 17 e super bem conservada.



O hotel tem um pub e o restaurante que fica ao fundo. O vilarejo é realmente uma graça e a estrada pelos campos de Norfolk é de encher os olhos.
Chegamos no horário marcado e o restaurante estava lotado. Pedi o cod in beer batter, minted crushed peas, chunky tartare sauce & home cut chips, ou seja, um tradicional Fish&Chips, que estava bom.





No final, pedimos o assiette of hoste desserts, ou seja, uma degustação de sobremesas da casa, que vinha com petit gateau, creme brulee, panacota, sorbet de frutas vermelhas e uma torta- tudo muito gostoso. Uma ótima opção para dividir.



Para quem gosta de traditional British shopping, ao lado do The Hoste Arms tem uma loja do Jack Wills, tipo uma Abercrombie inglesa, com roupas femininas e masculinas.

17/03/2010

Lovely Experience - Créme Brulée


Adoro créme brulée e decidi postar a receita tradicional que encontrei no site da bbc.com que uso quando faço em casa. Fica ótimo! Aqui vai (sem tradução):

Ingredients


500ml/18fl oz double cream

1 vanilla pod

100g/4oz caster sugar (plus extra for the topping)

6 egg yolks



Method

1. Pre-heat the oven to 150C/300F/Gas 2.

2. Pour the cream into a saucepan. Split the vanilla pod lengthways and scrape the seeds into the cream.

3. Chop the empty pod into small pieces, and add them to the cream.

4. Bring to boiling point, then lower the heat and simmer gently for five minutes.

5. Beat the sugar and egg yolks together in a large heat-proof bowl until pale and creamy.

6. Bring the cream back to boiling point. Pour it over the egg mixture, whisking all the time until thickened - this indicates that the eggs have begun to cook slightly.

7. Strain through a fine sieve into a large jug, and then use this to fill six ramekins about two-thirds full.

8. Place the ramekins in a large roasting tray and pour in enough hot water to come halfway up their sides.

9. Place on the centre shelf of the oven and bake for about 45 minutes, or until the custards are just set and are still a bit wobbly in the middle.

10. Remove from the water and allow to cool to room temperature.

11. When ready to serve, sprinkle one level teaspoon of caster sugar evenly over the surface of each créme, then caramelise with a mini blowtorch.

12. Leave to cool for a couple of minutes, then serve.

Fonte: Saveafewbob.ie

12/02/2010

Dining Experience – Fifteen Amsterdam

www.fifteen.nl
Jollemanhof 9
1019 Amsterdam, Netherlands
0900 3438336

Como eu disse no post anterior, estava nevando muito em Amsterdam e estava muito frio. Na maioria dos dias tínhamos muita preguiça de sair do hotel para jantar. Mas, decidimos que seria legal conhecer um restaurante legal, mas que fosse pertinho do hotel. Fizemos uma pesquisa no Google Maps e encontramos o Fifteen. Inicialmente, achei meio sem graça porque já tínhamos reserva para o Fifteen de Londres. De qualquer modo, os 20cm de neve do lado de fora do hotel me convenceu rapidamente de que seria ótimo andar rapidinho até o restaurante.



O Fifteen de Amsterdam é mais simples que o de Londres (que tem dois ambientes diferentes, a Trattoria e o Dining Room). Fica na parte nova da cidade e o restaurante parece um galpão. As paredes são todas pichada e a cozinha é visível do salão.



Nós dois pedimos a mesma coisa, o char grilled Rib-eye (equivalente ao miolo do contra-filé) com batatas assadas "Nicola". A comida estava bem gostosa. De sobremesa pedimos o bolo de chocolate com sorvete de cardamomo e pêra ao vinho. Gostoso, mas nada excepcional.

Sem dúvida, o Fifteen de Londres é melhor. Em todo caso, se quiser conhecer, vá cedo, a cozinha fecha às 21:00h.

Vale lembrar que a proposta do restaurante do Jamie Oliver é dar oportunidade a 15-20 jovens de mudarem suas vidas e aprenderem a ser chefes de cozinha.

11/02/2010

Quick Fix Experience – Amsterdam Streets


Amsterdam estava MUITO frio agora em dezembro. Mesmo assim, tirei as mãos dos meus bolsos quentinhos quando vi as barracas de gaufres (ou belgian waffles) e fui correndo comprar uma.


As gaufres me lembram da vida na Bélgica, passear nas ruas com os quiosques de gaufres sendo feitas na horas e sentindo o cheiro de açúcar e baunilha no ar...

Quick Fix Experience – de Bijenkorf Restaurant

Dam 1, Amsterdam

Para quem está com fome no meio das compras, ou no nosso caso, com MUITO frio e preferiu ficar dentro de uma loja para se esquentar um pouco e aproveitou para comer rapidinho e não perder o dia, o restaurante do de Bijenkorf (uma loja de departamento enorme em Amesterdã) é uma ótima pedida. Fica na praça do Dam, ou seja, bem no centro da cidade, no meio do caminho do Museum Quarter e da Centraal Station.

Fotos: Amsterdamtips.com
O restaurante é todo em metal preto e fica no último andar da loja. São várias ilhas, cada uma opção de comida, italiana, japonesa, tailandesa, pâtisserie. Tem de tudo mesmo!





Comi o risoto de funghi da ilha italiana, uma delícia!

10/02/2010

I'll be back

Pessoal, apesar do abandono do blog (2 meses!!!) vou voltar a escrever com dicas de Londres, Amsterdam, um pouco mais de São Paulo e receitinhas! Aguardem!